31 dezembro 2007

2008 sem Mau Humor!!!

Campanha de combate ao MAU HUMOR!!
Vamos começar o Ano Novo de bem com a Vida!! E, pra início de conversa, nada melhor que entender e identificar as principais causas desse mal.
A cura parece ser mais simples do que se imagina!!! (rsrs)

Na psiquiatria o quadro mais relacionado ao Mau Humor é, de fato, a Distimia. Trata-se de um estado depressivo crônico, normalmente atípico e dissimulado através do mau humor, chatice, birra, implicância, desânimo, irritabilidade, de mal com a vida, etc. Esses estados depressivos crônicos, apesar de universalmente reconhecidos, têm seus sintomas e sua classificação ainda muito confusos e algo discordantes entre as várias tendências.

Schneider, em 1958, apresentou uma descrição de personalidade depressiva, atualmente incluída no diagnóstico de Distimia. Para ele, tais pessoas que deploram o passado e temem o futuro (expressão usada muitos séculos antes por Sêneca em A Tranqüilidade da Alma), apresentam seis características fundamentais. Elas são:

» Pessimistas, tristes, sérios, incapazes de prazer ou relaxamento;
» Ansiosos;
» Sempre preocupados;
» Cumpridores do dever;
» Céticos;
» Autocríticos ferrenhos.

Além dessas características, podemos ressaltar as dez principais das causas que levam o individuo ao Transtorno Persistente do Humor. Elas são:

1. Falta de sexo
2. Problemas financeiros
3. Falta de sexo
4. Problemas conjugais
5. Falta de sexo
6. Solidão / Isolamento social
7. Falta de sexo
8. Problemas nos Estudos (faculdade, colégio, cursos etc.)
9. Falta de sexo
10. Falta de sexo

Referência:
Ballone GJ - Mau Humor, in. PsiqWeb, internet, 2003

4 comentários:

Anônimo disse...

Identifiquei como causa principal do meu mau humor os itens 1,3,5,7,9 e 10 !!! (rsrs)

Anônimo disse...

Uai!! Não é vc "o pocado"?? Sendo assim pelo menos "em tese" não deveria sofrer deste mal! Não estou entendendo?! Mas, sem duvidar do seu potencial, acredito que sendo vc "o pocado" não será difícil consertar este mau houmor. Certamente não faltarão pretendentes, rs.

Anônimo disse...

Pois é "EU", a situação esteve brava em 2007.... rsrsrs.... fiquei muito mau humorado e consumi toneladas de chocolate (rsrs) Estou me reorganizando.... 2008 será diferente!!! rsrs

Anônimo disse...

rs. Então mãos a obra! rs. Presumo que apenas as indústrias de chocolate não ficarão muito felizes com sua mudança. Mas certamente surgirão novos consumidores neste ano de 2008. Espero que não seja "Eu" e nem os meus. rs.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails